joanete

Joanete – Sintomas, causas e tratamento

Um joanete é uma ruptura óssea que normalmente se projeta para fora, ao lado do dedão do pé.  Embora alguns fatores possam ser controlados, outros não, o que, sem dúvida, tornam uma pessoa mais vulnerável ao desenvolvimento de joanetes. Dessa forma, um médico geralmente pode diagnosticar um joanete simplesmente olhando para o seu pé. Na maioria das vezes, é provável que, os joanetes sejam tratados de forma simples, ou seja, com estratégias de autocuidado. No entanto, a cirurgia pode ser indicada em alguns casos. Portanto, a fim de que, mais pessoas conheçam sobre o assunto, elaborei este artigo com as principais causas, sintomas e tratamento.

Sintomas do joanete

Primordialmente, se ocorrerem os sintomas do joanete, eles geralmente vão se desenvolver com o tempo. Logo, eles aparecerão bem depois da protuberância. Contudo, saiba que os sintomas podem ser:
  • Dor ou sensação de queimação sobre o joanete;
  • Vermelhidão, rigidez e inchaço ao redor da articulação do dedão do pé;
  • Dedos em garra ou calos sob a bola do pé;
  • Deformações ou outras irritações da pele, onde o primeiro e o segundo dedos se sobrepõem.

Causas para o joanete

Embora a causa exata por trás da formação de joanetes não tenha sido completamente esclarecida, os especialistas acreditam que certos tipos de pés tornam uma pessoa mais propensa a desenvolver joanetes, e esses tipos de pés tendem a ocorrer em famílias. Mais especificamente, suspeita-se que uma combinação de um determinado tipo de pé, juntamente a anos de pressão anormal sobre a articulação do dedão do pé é o que geralmente leva à formação de joanetes. A princípio, usar sapatos que apertam os dedos dos pés é uma causa comum. É por isso que as mulheres tendem a desenvolver joanetes mais que os homens, uma vez que, muitos dos sapatos femininos tem bicos mais estreitos. Inegavelmente, salto alto pode piorar as coisas, em virtude de forçar os dedos dos pés, ainda mais na ponta estreita. Além de calçados estreitos e um tipo de pé herdado, outros fatores que podem contribuir para a formação de joanetes incluem:
  • Pés chatos ou arcos baixos;
  • Lesão ou trauma no pé;
  • Artrite inflamatória do pé, como artrite reumatoide;
  • Condições neuromusculares, como paralisia cerebral;
  • Distúrbios genéticos, como síndrome de “Ehlers-Danlos” ou síndrome de Down.

Tratamentos para quem tem joanete

Antes de tudo, saiba que  tratamento de um joanete só é necessário se estiver causando sintomas. Embora existam inúmeras opções de tratamento não cirúrgico disponíveis, se os sintomas do joanete forem graves ou persistentes, a cirurgia para corrigir o desalinhamento pode ser considerada. Logo, você e seu médico irão dedicir.

Medicamentos

Primeiramente, para aliviar a dor de um joanete, seu médico pode recomendar tomar um medicamento anti-inflamatório de venda livre, como Ibuprofeno. Menos comumente, seu médico pode injetar um esteroide (cortisona) na bolsa (o saco que envolve a articulação do dedão do pé) para aliviar a inflamação.

Inserções para calçados

Por exemplo, se você tem um joanete dolorido, pode aliviar um pouco o incomodo, preenchendo o joanete por fora ou forçando os dedos dos pés para uma posição mais natural.

Calçado adequado

Mesmo que os sapatos que você usa tenham saltos baixos e uma área em formato mais quadrado, eles podem não se encaixar corretamente. Muitos problemas nos pés surgem simplesmente por escolher a moda em vez de conforto e apoio.

Fisioterapia

Alguns podólogos encaminham seus pacientes a um fisioterapeuta especializado no tratamento de problemas nos pés. Dessa forma, para aliviar a inflamação e a dor do joanete o profissional, com certeza usará maneiras alternativas a fim de que as dores sejam aliviadas, ou seja, seu fisioterapeuta pode usar a terapia de ultrassom.

Cirurgia

Se a dor do joanete for intensa ou persistente e diminuir suas atividades diárias ou qualidade de vida, é sensato discutir a cirurgia com seu médico. Os objetivos da cirurgia de redução de joanetes são aliviar a dor e a deformidade do joanete. Em síntese, o joanete pode ser incomodo e doloroso, se não tratado. Em contrapartida, ele pode permanecer imperceptível com o tratamento certo. Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe