tendinite

Tendinite – conheça os sintomas, causas e tratamento de todos os tipos

Quando há uma inflamação em um tendão, está caracterizado o quadro de tendinite. O corpo humano é formado por mais de quatro mil tendões, por isso, essa condição é uma das principais queixas médicas da população brasileira. Nesse texto, você vai conhecer os sintomas, as causas e os tratamento para essa inflamação. Ficou interessado? Então, não deixe de ler.

Afinal, o que é tendinite?

A tendinite é uma doença causada pelo excesso de movimentos repetitivos das articulações. Esse excesso provoca a inflamação do tendão, sendo mais comum nos pulsos, tornozelos, cotovelos, joelhos, pés e ombros. Os tendões são cordas fibrosas e resistentes que realizam a conexão entre músculos e ossos. Essa é uma patologia muito comum atualmente, pois sua principal causa é a contínua digitação por meio do uso de computadores, smartphones e tablets. Essa inflamação é dividida em diversos subtipos que variam conforme a região afetada, sendo os mais frequentes:
  • Lesão do manguito rotador: quando afeta os tendões do ombro, causando dor intensa;
  • Síndrome de Quervain: acomete os dois tendões que afastam o polegar da mão;
  • Dedo em gatilho: uma condição causada pela inflamação dos tendões flexores que fecham os dedos;
  • Epicondilite: nesses casos, a dor ocorre quando o cotovelo é flexionado ou o braço é elevado ou girado;
  • Calcárea: ocorre quando há um depósito de cálcio no tendão do ombro;
  • Aquílea: quando afeta o tendão calcâneo, na parte de trás do calcanhar;
  • Patelar: está localizado na parte lateral do joelho e a dor é percebida na parte externa da articulação;
  • Tendinite no pulso: comum em pessoas que fazem atividades repetitivas;
  • Trocânter: é a inflamação dos tendões próximos ao quadril.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é a dor provocada pela movimentação ou compressão dos tendões inflamados. Em alguns casos, pode ocorrer inchaço e sensação de queimação. Se a doença permanecer por muito tempo, pode fazer com que haja depósito de cálcio nos tendões. Essa situação é mais frequente no ombro, fazendo com que ele fique enrijecido e enfraquecido.

Quais são as causas?

Os tendões são mais frágeis do que os ossos e menos flexíveis do que os músculos, por isso, quando há uma sobrecarga de peso, é a região mais afetada. As causas da tendinite estão associadas aos fatores de risco. Esses fatores são falta de alongamento, maus hábitos posturais, excesso de movimentos repetitivos, idade avançada, estresse, prática inadequada de esportes e a presença de doenças autoimunes.

Como é o tratamento?

A parte essencial do tratamento é o descanso da articulação afetada. Para isso, o repouso e o uso de compressas de gelo são suficientes. O uso de analgésicos e anti-inflamatórios podem ser prescritos. A fisioterapia também é uma importante aliada do tratamento. A partir dela é possível alongar e fortalecer a musculatura, aliviando a dor e a inflamação dos tendões. Em algumas situações, o ortopedista pode recomendar a imobilização da articulação afetada. Quando a inflamação se agrava e há a formação de cálcio no tendão, será necessário realizar um procedimento cirúrgico para raspagem ou costura do tendão, caso ele se rompa. O procedimento é simples e o pós-cirúrgico é rápido. Para evitar o retorno da tendinite, é necessário descobrir a sua causa. Para isso, procure um ortopedista para ser avaliado. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre ortopedia.

O que deseja encontrar?

Compartilhe