entorse do pescoço

Entorse do pescoço: sintomas, diagnóstico e tratamentos

A entorse do pescoço, ou torcicolo, é caracterizada pelo rompimento ou alongamento dos tecidos moles na região do pescoço, logo é uma lesão de ligamento.

Normalmente, o diagnóstico é feito por um clínico geral e/ou especialistas como reumatologista, ortopedista, neurologista.

Por isso, para otimizar o tempo e facilitar a comprovação médica, é fundamental que o paciente descreva todos os sintomas com clareza. Além disso, é fundamental que ele destaque o histórico de saúde, caso consuma medicação regular. Durante a consulta, o profissional faz algumas perguntas do tipo:

  • quanto você consegue mexer a cabeça?
  • qual é a intensidade dos sintomas?
  • qual é o histórico desse distúrbio na família?
  • já precisou tomar algum medicamento para melhorar a dor? Funcionou?
  • já teve outros diagnósticos relacionados a esses sinais?

Esses questionamentos corroboram com uma análise mais objetiva e ainda agilizam os procedimentos, ou seja, eles também ajudam a reduzir o sofrimento dos pacientes, que podem controlar em tempo hábil os efeitos provocados por esses sinais.

Neste artigo, trazemos mais informações sobre esse transtorno que incomoda tantas pessoas. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as principais causas?

Alguns fatores de riscos merecem ser destacados, porque boa parte dos casos ocorrem devido a determinados indicadores. Por exemplo, os esportes de contato contribuem, sobremaneira, com o surgimento desse distúrbio.

Além disso, a falta de hábito em usar o cinto de segurança, o uso de drogas, assim como os traumas anteriores na região do pescoço, o histórico familiar, também podem contribuir com o desenvolvimento desse quadro.

Porém, ainda é importante destacar a presença de anormalidades congênitas na área da coluna cervical, o sexo e idade. Afinal, esse transtorno acomete mais as mulheres e as pessoas entre 30 e 60 anos.

Como é feito o diagnóstico?

Depois de responder as perguntas do especialista, os pacientes podem ser submetidos aos exames de ressonância magnética e raio X, a fim de verificar possíveis fraturas, lesões nos discos cervicais e ruptura no ligamento.

Quais são os sintomas da entorse do pescoço?

Geralmente, as queixas giram em torno de dores no pescoço, que pioram quando ele é movimentado. Mas não para por aí porque as pessoas também reclamam de fadiga, dor no ombro e na garganta, falta de concentração, insônia, espasmos musculares, formigamento, rigidez e fraqueza nos braços.

Como é feito o tratamento?

O planejamento terapêutico, a depender da gravidade, inclui medicação para aliviar as dores musculares, bem como aplicação de gelo e calor no local, massagens, injeções de esteroides, neurotomia por radiofrequência, injeções direcionadas às facetas cervicais, além de uso de colar cervical — oferece suporte para a cabeça, reduzindo a pressão sobre o pescoço.

A entorse do pescoço é uma condição que limita a ação dos pacientes e deve ser tratada de maneira pontual. No entanto, a prevenção pode ser feita a partir da prática de exercícios que fortalecem os músculos da área do pescoço e ela também pode ser obtida com uso de equipamentos de segurança. Fazendo isso, as pessoas já avançam significativamente no quesito proteção.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe