injeção transforaminal

Injeção transforaminal: como é feita e quando é indicada?

A injeção transforaminal é uma aplicação à base de esteroides, que promove alívio prolongado da dor na área conhecida por forâmen — a região da coluna vertebral onde as raízes nervosas escapam, isto é, a abertura de passagem de artérias, músculos, veias, vasos e outras estruturas.

No corpo, a injeção ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação da raiz do nervo espinhal e dos tecidos no entorno dela. Com isso, a dor é reduzida, assim como os sintomas de formigamento, dormência, irritação, inchaço e inflamação.

Outro ponto importante a ser destacado sobre essa metodologia é que, por meio dela, também é possível verificar, especificamente, os níveis da dor na raiz espinhal.

Neste artigo, trazemos mais informações sobre como o processo é feito e sobre suas indicações. Continue a leitura e saiba mais!

Qual é o conteúdo da injeção transforaminal?

Ela é composta de esteroides, anestesia local e solução salina. Embora a quantidade aplicada seja bem pequena, cerca de 2 mL, o efeito gerado por essa combinação é prolongado.

Como é realizado o procedimento?

A agulha da injeção precisa chegar aos tecidos profundos, por isso, o paciente sente algum incômodo ou dor local. Contudo, não há com que se preocupar, porque a região geralmente recebe anestesia antes do procedimento.

Dessa forma, a sensação é mais de uma pressão forte ou de um beliscão, mas não uma dor insuportável. Inclusive, algumas pessoas até preferem a sedação intravenosa, o que torna o processo mais fácil de tolerar.

Normalmente, o procedimento é realizado em uma sala de fluoroscopia. Antes de o paciente se deitar, a região das costas é higienizada com sabão antisséptico e recebe a anestesia. Por meio do raio X, o médico acompanha o movimento da agulha até ela chegar ao local de destino.

Quais são as restrições?

Primeiramente, a injeção transforaminal pode ser contraindicada para pacientes com diabetes, doenças cardíacas não controladas ou pressão alta.

Ela também não é recomendada para quem faz uso de medicação anticoagulante. Além disso, o método deve ser evitado caso a pessoa esteja gripada ou com febre.

Mas as restrições não terminam aqui, porque depois de realizar o procedimento, é fundamental que o paciente não dirija. Ou seja, é importante ele levar um acompanhante no dia da aplicação.

Outro ponto relevante sobre o pós tem a ver com o calor logo no dia do procedimento. Assim, o banho ou a imersão quente é desaconselhável, sendo liberado somente no dia seguinte.

Quais são os efeitos colaterais?

De certa forma, essas injeções são bem seguras, principalmente quando o paciente cumpre à risca aquilo que foi determinado pelo médico. Entretanto, como em qualquer intervenção médica, os riscos de efeitos colaterais e complicações existem.

Normalmente, as queixas giram em torno da dor provocada pela agulha, uma vez que o efeito do anestésico desaparece com tempo. Há outros riscos incomuns, como sangramento, infecção, dor de cabeça, piora dos sintomas, dano nervoso, ganho de peso e aumento de glicemia.

Como informado, a injeção transforaminal é um método seguro para combater a dor na região da coluna vertebral. No entanto, é fundamental ter uma conversa sincera com seu médico, a fim de que ele conheça seu histórico de saúde.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe