coluna

5 lesões comuns na coluna do atleta



Pelo menos 80% dos brasileiros sofrem com lombalgia ou dor lombar. Por razões óbvias, as pessoas que praticam atividades físicas no dia a dia são as mais impactadas por esse distúrbio. Por isso, é muito comum as queixas de lesões na coluna do atleta.

Para que você tenha uma ideia desse contexto, os esportes como futebol, tênis, esqui, ginástica olímpica, basquete, golfe, por exemplo, geram muita tensão na região da coluna.

Afinal, os giros, bem como a absorção de pressão, as torções ou as lesões de impacto, com o tempo, provocam danos até no esportista com melhor condicionamento.

Neste artigo, trazemos as 5 lesões que mais acometem a coluna do atleta. Continue a leitura!

1. Hérnia de disco

De forma geral, a hérnia de disco atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa levantada pelo órgão constatou que, cada vez mais, a doença atinge pessoas abaixo dos 30 anos.

Vale ressaltar que esse transtorno, comumente associado aos impactos e movimentos durante a prática esportiva, pode lesionar a coluna do atleta devido às frequentes e extenuantes movimentações.

Entenda que os discos vertebrais funcionam como amortecedores entre as vértebras, então, quando esse anel fibroso, de núcleo pulposo, se rompe, ocorre o que chamamos de hérnia de disco.

Nesse caso, o diagnóstico é feito com o auxílio de exames de imagem, e o especialista, a partir disso, indica o tratamento mais adequado.

2. Contusão nas articulações da coluna

As articulações zigapofisárias ou facetárias são propensas a entorse, assim como o joelho ou os dedos, enfim, qualquer outra articulação do nosso corpo.

Portanto, quando a lesão acontece, o volume do líquido articular aumenta, a cartilagem sofre pequenas alterações e também há ligamentos e estiramentos da cápsula.

Normalmente, os movimentos rotacionais são os principais causadores desse tipo de contusão. Por sinal, muito limitados nessa parte do corpo. Assim, o tratamento tende a ser conservador, combinando analgésicos, repouso e anti-inflamatórios.

3. Espondilolistese e espondilolíse

Esse tipo de fratura é provocado por microtraumas repetitivos, logo, é um dano gerado por estresse. No geral, está relacionada ao excesso de carga e aos movimentos de hiperextensão.

Ele acomete muito mais os esportistas jovens de ginástica, levantamento de peso e futebol americano. Entretanto, os demais não estão isentos, já que qualquer um que pratica atividades regulares pode passar pelo problema.

A depender da gravidade, a espondilolíse tende a evoluir para espondilolistese, que é a condição caracterizada por escorregamento de vértebra. Ela é mais recorrente em adolescentes que em adultos e umas das formas de tratamento é a cirurgia.

4. Fraturas

As contusões de alta energia, comumente geradas por quedas de altura em escaladas e de bicicleta em alta velocidade podem comprometer seriamente a parte neurológica do atleta. Nesse caso, além da cirurgia de emergência, ele também poderá usar colete por um bom tempo.

5. Entorses musculoligamentares

Certamente, esse tipo de trauma é corriqueiro entre os atletas, pois também tem a ver com a sobrecarga na coluna, provocada por torções e movimentos de flexão. Para a confirmação do quadro, o especialista prescreve exames de ressonância magnética e raio X, com o intuito verificar com mais clareza a possibilidade de fraturas e lesões.

Com vimos, as lesões na coluna do atleta são provocadas, na maioria dos casos, por sobrecarga na região e movimentos repetitivos. Ou seja, uma característica muito corriqueira em qualquer atividade esportiva. Por isso, além do equipamento de segurança, é fundamental que esportistas busquem ajuda médica para evitar o agravamento do problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!



O que deseja encontrar?

Compartilhe