cirurgia para escoliose

Perguntas frequentes sobre cirurgia para escoliose

Se seu filho (ou você) precisa de cirurgia para escoliose, ou está pesquisando sobre o assunto, este artigo irá ajudá-lo (a). Eu levantei as principais dúvidas que chegam ao meu consultório com relação ao procedimento. As incertezas sobre o tema são compreensíveis, já que se trata de um procedimento delicado e com reabilitação prolongada. 

Saiba mais, a seguir.

Dúvidas comuns sobre a cirurgia para escoliose

Quando a cirurgia é necessária?

Cada caso deve ser discutido com o cirurgião de coluna responsável. Mas, falando de casos genéricos, a recomendação cirúrgica é indicada para desvios superiores a 45 ou 50 graus. Quando a escoliose tem essa característica, geralmente, a curva piora com o tempo, principalmente em crianças em fase de crescimento.

A cirurgia é a melhor opção de tratamento para esses graus de desvio, principalmente para se prevenir complicações na função pulmonar. 

A coluna ficará totalmente reta, após a cirurgia para escoliose?

Tudo dependerá do grau de flexão dos ossos vertebrais com escoliose. Quanto mais flexíveis, mais se pode moldá-los cirurgicamente. O cirurgião de coluna fará exames específicos para saber o grau de flexibilidade das vértebras, antes mesmo da cirurgia. 

No entanto, na maior parte dos casos, a escoliose é reduzida para menos de 25º após o procedimento. Essas curvas costumam ser bastante discretas visualmente. 

A dor nas costas associada à escoliose irá desaparecer após a cirurgia?

Os pacientes relatam alívio das dores nas costas cerca de 1 ano após o procedimento. Imediatamente após a cirurgia, pode haver mais dor causada pela mudança da estrutura óssea vertebral.

O que acontece na cirurgia de fusão espinhal para escoliose?

A fusão espinhal utiliza a mesma lógica de recuperação de uma fratura óssea. Com o tempo, o osso quebrado se funde, tornando-se uma única estrutura. Isso leva tempo, é claro! 

Da mesma forma, o cirurgião de coluna irá utilizar pequenos pedaços de osso (enxerto ósseo) entre as vértebras com desvio. O objetivo é que elas se tornem um único osso, mais forte e sem desvio. Isso mantém a coluna reta, até que o osso se funda totalmente.

O cirurgião utiliza hastes de metal, parafusos, ganchos e outros materiais que irão “segurar” a coluna firmemente até a fusão óssea completa, que costuma ocorrer após 6 ou 12 meses. 

Quanto tempo dura a cirurgia?

A duração da cirurgia de escoliose irá depender do grau de desvio da coluna. Em geral, o tempo do procedimento é de 4 a 8 horas. 

Quanto tempo dura a internação?

O paciente operado de escoliose pode precisar de internação hospitalar por cerca de 4 a 7 dias, a depender do seu estado de saúde. 

É possível andar após a cirurgia?

Sim. Os pacientes com alta hospitalar já podem fazer leves caminhadas. Inclusive, é recomendada a realização de fisioterapia após o procedimento, conforme orientação do seu médico. 

É possível voltar a praticar esportes após a cirurgia para escoliose?

Sim! Entre 4 e 6 meses após a cirurgia o paciente já pode realizar atividades físicas sem contato físico, como corridas, caminhadas e musculação, por exemplo. A prática de esportes de contato é recomendada somente após 6 ou 12 meses, ou conforme orientação médica.

Se você tem dúvidas sobre cirurgia para escoliose, não respondidas neste artigo, deixe nos comentários, abaixo. Tentarei respondê-las assim que possível! Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe