Espondilólise

Espondilólise: sintomas, causas e tratamentos

A espondilólise também é conhecida como artrose na coluna. Trata-se de um processo degenerativo inerente ao próprio envelhecimento das estruturas ósseas do nosso corpo. Apesar de não ser considerada uma patologia grave, ela traz extremo desconforto em função da dor que provoca. Pacientes acima dos 55 anos podem ser acometidos pela doença, que pode afetar uma ou mais vértebras da coluna.

Conhecendo melhor a espondilólise

A espondilólise é como chamamos a artrose que acomete as vértebras da coluna. A doença, também chamada de osteoartrose, é processo degenerativo das cartilagens observado conforme vai chegando a idade mais avançada. Sem as cartilagens, os ossos passam a sofrer atrito desencadeando calcificações, como esporões e “bicos de papagaio”. A artrose, quando localizada na coluna, pode causar estes tipos de dano a um ou mais segmentos desta estrutura de sustentação do nosso corpo. Estes segmentos, chamados de vértebras, se dividem em quatro áreas: a cervical, localizada na parte superior; a dorsal ou torácica, que fica no meio da coluna, a lombar, na parte baixa; e a lombossacral, que é base da coluna. A espondilólise , quando se localiza em cada uma destas regiões é chamada de espondilose seguido do nome da área onde se manifesta. Por exemplo, espondilólise dorsal, espondilólise lombar, e assim vai.

Causas

Com o passar do tempo, os discos vertebrais passam por um processo degenerativo que faz com que eles fiquem menos resistentes desgaste promovido pela articulação diária dos membros. Sendo assim, eles perdem a sua estrutura desencadeando a sobrecarga por atrito das estruturas ósseas. Com isso, há o surgimento de calos ósseos chamados osteófitos. Popularmente conhecidos como bicos de papagaio, essas calcificações podem pressionar os nervos que passam pela coluna, provocando dor intensa e inflamação.

Sintomas

O principal sinal da doença é a dor – de regular à intensa – que acomete costas e pescoço, podendo irradiar para braços e pernas dependendo da localização do comprometimento vertebral. Além disso, pode haver sensação de dormência, formigamento e fraqueza decorrente da a compressão nervosa. Se o problema é negligenciado e a degeneração vertebral evolui, pode haver também febre e perda de peso.

Tratamentos

A dor da espondilólise pode se tornar incapacitante para alguns pacientes. Por isso, diante dos sintomas é importante buscar ajuda médica para que seja feito um diagnóstico preciso do problema. O tratamento é feito, na maioria dos casos, com a prescrição de medicamentos analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Em associação, o médico responsável pode indicar a fisioterapia . O procedimento cirúrgico só é indicado quando o tratamento conservador feito com medicamentos e fisioterapia não estiver surtindo o efeito esperado. A prática de exercícios físicos leves e frequentes pode auxiliar na redução dos sintomas e no aumento do bem estar físico geral. No entanto, antes de iniciar qualquer atividade, é importante conversar com o médico responsável sobre o estágio em que se encontra a doença. Além disso, o controle de peso e a busca por uma reabilitação postural podem ajudar na recuperação do paciente que desenvolveu a espondilólise . Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe