Mielopatia espondilótica cervical

Mielopatia espondilótica cervical: o que é e quais são os sintomas?

A mielopatia espondilótica cervical é um processo degenerativo que afeta as vértebras do pescoço. A doença tem este nome pois acomete a parte da coluna chamada de cervical. É nesta área que está localizada a medula espinhal. Com isso, o comprometimento dos ossos da nesta região da coluna causa a compressão da medula, que causa dor, formigamento e fraqueza, entre outros sintomas. A causa mais comum para o problema é a artrite, ou osteoartrite, uma doença mais frequentemente observada em pacientes com mais de 50 anos. Sendo assim, a mielopatia cervical é uma doença com mais incidência em pessoas idosas.

Mielopatia espondilótica cervical e artrose

A causa da mielopatia na cervical é a osteoartrose. A artrose é um processo degenerativo das cartilagens das nossas articulações. As cartilagens são as estruturas responsáveis por evitar o atrito e o desgaste nos pontos de ligação dos ossos do nosso corpo. Com o desgaste das cartilagens, os ossos de pontos vizinhos à articulação acometida passam a sofrer calcificações, formando os famosos “bicos de papagaio”. Suas causas podem ser em função de traumas na região articular, fatores hereditários, deformações e degeneração da articulação em função da idade avançada. Por isso, a mielopatia espondilótica cervical é uma doença que acomete pessoas idosas. Conforme a idade vai avançando, a artrose vai degenerando as vértebras do pescoço. Com a ausência da cartilagem que foi desgastada, os ossos tentam se separar e acabam crescendo além do normal. Isso provoca o surgimento de esporões e o estreitamento do canal espinhal do pescoço. O canal espinhal na cervical é onde está localizada a medula. Por isso, este tipo de degeneração na coluna pode comprimir a medula espinhal, provocando sua disfunção. Esta condição é de extrema periculosidade, já que é na medula que é produzido o sangue. Neste processo de compressão do canal espinhal, também são afetados os nervos que passam pelo local. Este estreitamento provoca a mais parte dos sintomas que falaremos a seguir.

Sintomas

Os sintomas da mielopatia espondilótica são resultantes da compressão do canal espinhal. Com isso, pode haver prejuízos para a medula ou para as raízes nervosas que passam pelo local. Com isso, o paciente acometido pela doença pode apresentar sintomas como:
  • Alteração no andar (andar cambaleante);
  • Dor na altura do pescoço que pode irradiar para a cabeça e para os braços;
  • Sensação de fraqueza nos músculos dos braços;
  • Contrações involuntárias (espasmos) nos músculos das pernas;
  • Perda de flexibilidade do pescoço;
  • Prejuízo das funções da bexiga e do intestino (em casos mais graves);
  • Paralisia (em caso de comprometimento da medula espinhal).
O tratamento para a patologia pode ser feito com a administração de anti-inflamatórios não esteroides por via oral. Também pode ser necessário o uso de colar cervical como auxiliar no processo terapêutico se as raízes nervosas forem comprimidas. O tratamento cirúrgico só é recomendado quando a mielopatia espondilótica provocou a compressão da medula espinhal. Fora esta condição, primeiro o médico opta por tentar o tratamento conservador. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe