Coluna

5 problemas de coluna que podem surgir na velhice

Os problemas de coluna são queixas comuns para a maioria da população. Independente da faixa etária, as dores nas costas podem estar associadas a diversos fatores. Entre eles, má postura e sedentarismo. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, cerca de 19% da população adulta do Brasil apresenta doenças crônicas na região, totalizando cerca de 27 milhões de indivíduos. 

Pessoas de todas as idades sofrem com o problema. No entanto, algumas complicações podem surgir com a maturidade. As alterações fisiológicas e doenças que aparecem após o envelhecimento estão entre os fatores que levam os idosos a se queixarem com mais frequência. 

A seguir, as principais complicações que contribuem para que as dores surjam de forma mais intensa na terceira idade. 

Doenças da coluna que aparecem com a maturidade 

Alguns problemas na coluna podem surgir na terceira idade incluem: 

  1. estenose de canal (estreitamento do canal por onde passam os nervos); 
  2. osteoporose;
  3. enfraquecimento das estruturas ósseas provocadas pelo tempo e pela  descalcificação;
  4. hérnia de disco;
  5. artrose.

Prevenção e tratamento 

Para diminuir as dores, é recomendado buscar um ortopedista, manter os exames em dia e ter uma vida ativa. Algumas dicas podem ajudar quem sofre com o problema e quem deseja prevenir os sintomas. São elas: 

  • redução de peso e atividade física regular – com atenção à postura e aos excessos;
  • manter a postura correta ao dormir, ao levantar-se, ao elevar peso e durante as atividades da vida diária;
  • ao deitar-se, busque uma posição que não agrida as costas. Um travesseiro embaixo dos joelhos pode ajudar na postura e dar conforto; 
  • ao levantar-se, caminhe pelo menos 30 minutos para impedir o enrijecimento da lombar;
  • faça alongamentos;
  • evite elevar peso de maneira inadequada. O correto é sempre flexionar o quadril e os joelhos;
  • deixe os objetos que utiliza com mais frequência em locais mais altos, de forma a evitar flexões repetidas ao se abaixar. A tela de computadores deve estar no nível do campo de visão, assim como livros, evitando flexão contínua do pescoço;
  • evite ficar em más posições em sofás, na cama para ler livros ou ver TV;
  • evite fumar.

Os problemas de coluna costumam afetar a população idosa com mais frequência. No entanto, algumas mudanças simples na rotina, desde a juventude, podem contribuir para evitar as dores na velhice. Adquirir bons hábitos e buscar uma vida mais saudável é o caminho para se chegar à maturidade esbanjando energia. Para quem já chegou lá, o caminho é o mesmo: manter a qualidade de vida, pois nunca é tarde para cuidar da saúde! 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe