Síndrome da banda iliotibial

Síndrome do trato iliotibial: sintomas causas e tratamentos

Síndrome da banda iliotibial ou síndrome do trato iliotibial: você já ouviu falar desse problema, popularmente conhecido como “joelho do corredor”?

Se ainda não, este artigo foi feito para você. Nele, falaremos um pouco mais sobre a definição, as causas e os tratamentos possíveis. Confira.

Síndrome da banda iliotibial: o que é?

De forma simplificada, é uma lesão inflamatória que ocorre na região lateral do joelho. 

A síndrome acontece quando o ligamento que une o osso da pelve à tíbia enrijece, provocando atritos e dores bastante significativas.

Como comentamos no início do artigo, ela é chamada também de “joelho do corredor”, e não por acaso: acomete especialmente os corredores de longa distância. Não é, no entanto, exclusiva dessas pessoas.

Quais são as razões para o desenvolvimento da síndrome da banda iliotibial?

As causas ainda não estão completamente definidas. O que sabemos é que existem alguns fatores que podem propiciar o desenvolvimento dessa circunstância.

Pessoas com o que chamamos de pés planos ou cavos, que utilizam calçados irregulares na prática de atividade física ou no cotidiano, que treinam sem o auxílio de um instrutor e levam o corpo a níveis de estresse irregulares podem vir a desenvolver essa síndrome.

Treinar em ambientes irregulares e impróprios para a corrida — ou seja, com buracos, inclinações, materiais perigosos — também pode causar efeitos negativos ao corpo do atleta.

Recomenda-se sempre fazer atividade física em locais adequados, com pistas ou equipamentos de qualidade, e com o auxílio de um profissional de educação física. Qualquer coisa que fuja disso pode causar lesões — às vezes, irreversíveis.

Quais são os sintomas?

Percebe-se que algo não vai bem quando o indivíduo começa a sentir dores fortes na região do joelho, durante ou depois dos treinos. 

O incômodo pode ser brando no início; se não for tratado, porém, tende a evoluir, alcançar a lateral da coxa (ou a perna como um todo) e tornar impossível a prática esportiva.

Tratamento

Inicialmente, o tratamento é feito de forma conservadora, com a utilização de corticoides locais (caso seja necessário), aplicação de gelo sobre a região afetada, alongamentos e acompanhamento de um fisioterapeuta responsável.

Há também a possibilidade de se contar com terapias alternativas, como é o caso da acupuntura, para aliviar quadros de dor e incentivar o corpo a reagir às inflamações existentes.

Esse tipo de tratamento costuma ser feito por cerca de 6 a 8 semanas. A reintrodução da prática esportiva é feita aos poucos, para que o corpo do atleta não sofra com a ausência de exercício, mas sempre com respeito às limitações do momento presente.

Alguns casos mais extremos exigem que o paciente passe por uma intervenção cirúrgica. 

Esse procedimento é utilizado quando o tratamento conservador para a síndrome da banda iliotibial não oferece os resultados desejados e quando a pessoa se vê impossibilitada de retornar à rotina de treino.

A escolha da técnica dependerá do problema apresentado pelo atleta e da especialização do médico responsável. No geral, o período de recuperação e reintrodução (leve) ao esporte pode levar de 6 a 8 semanas (a depender do organismo do indivíduo afetado).

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe