hérnia de disco cervical

Hérnia de disco cervical: sintomas, diagnóstico e tratamento

A Hérnia de disco cervical é uma doença bastante conhecida, mas nem todo mundo sabe sobre as causas, sintomas e possíveis tratamentos relacionados a ela.

Se você tem enfrentado essa situação ou está curioso para saber um pouco mais sobre o problema, confira abaixo o material que preparamos para você.

Hérnia de disco cervical: como é causada?

Para explicarmos o que causa a hérnia de disco cervical — costumeiramente chamada apenas de hérnia de disco —, precisamos primeiramente falar sobre algumas estruturas que compõem a nossa coluna.

Dentre as vértebras da coluna, estão os discos intervertebrais, que servem para amortecer o impacto das atividades diárias e permitir que a coluna se movimente de forma indolor e inteligente.

Esses discos possuem um centro líquido, assim como um revestimento sólido. Com o passar do tempo, há um desgaste natural desse revestimento, o que faz com que os discos intervertebrais sofram pressão.

Quando a pressão é frequente, os discos podem se romper. Nesse momento, o líquido presente no interior da estrutura “vaza”, provocando dor intensa e causando o que chamamos de hérnia de disco.

Quais são os sintomas?

É comum que as pessoas afetadas por esses problemas sintam dores frequentes na região do pescoço, com irradiação para os ombros e braços.

Os membros superiores como um todo podem apresentar formigamento ou dormência constantes.

Para além disso, a coluna também sofre. Pacientes relatam “fisgadas” bastante fortes, normalmente na região em que há a hérnia, e também dores no nervo ciático, nas nádegas e nas pernas.

Não é incomum que, com o desenvolvimento de uma hérnia de disco, os indivíduos percam a força muscular.

Existem fatores de risco?

Sim. Em primeiro lugar, é natural que a coluna envelheça, como o resto do corpo. Não é inesperado que os discos invertebrais apresentem desgastes significativos com a chegada da idade.

No entanto, quando não são adotados certos hábitos e cuidados, isso pode fazer com que o processo de degeneração da coluna vertebral ocorra de forma muito mais rápida — e violenta.

Indivíduos sedentários, com algum grau de obesidade, podem apresentar problemas precoces na região da coluna. Com o enfraquecimento do corpo ou o excesso de peso, os discos vertebrais acabam absorvendo impactos muito maiores e, por consequência, podem se romper com mais facilidade.

Posturas incorretas na hora de dormir, no trabalho ou durante a prática de atividade física também podem impactar a saúde da coluna vertebral. Carregar peso demais e de forma incorreta pode gerar lesões — as quais, por sua vez, podem precipitar uma série de doenças e malefícios.

Tratamento

A maior parte do tratamento é feita de forma convencional, com a utilização de analgésicos e antiinflamatórios, com a prática de atividade física e, em casos específicos, com o acompanhamento de fisioterapeuta, osteopata ou quiropraxista de confiança.

Quando esses tratamentos não surtem o efeito desejado para a hérnia de disco cervical, é possível que o indivíduo seja submetido a procedimentos cirúrgicos. Existem diversos processos dessa ordem; a indicação deverá partir do médico responsável pelo caso, que avaliará a situação do paciente e saberá dizer qual é o tratamento necessário para a melhora da condição.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe